Páginas


segunda-feira, 18 de agosto de 2014


Poulet Vallée d’Auge


Ingredientes:
4 maçãs fuji ou gala
2 colheres sopa de manteiga 
2 cebolas, picadas
 
4 filés de peito de frango, desossados
 
3 doses de Cointreau (ou outro licor frutado)

200ml de caldo de galinha
200ml de creme de leite fresco 
suco de 1 limão
 
Sal e pimenta
 
Salsinha à gosto

Preparo:
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em cubos. Corte os filés na transversal, deixando pedaços bonitos e que caibam na boca.
Escolha uma frigideira grande e funda. Se não tiver, melhor uma panela larga. Aqueça uma colher da manteiga, com um pouco de óleo. Frite as maçãs durante 7-10 minutos, até que fiquem bem douradas. A seguir, reserve as maçãs, e, na mesma frigideira, derreta a outra colher de manteiga e adicione as duas cebolas, picadas em quadradinhos. Paralelamente, coloque a água para ferver com o devido cubinho de caldo de galinha. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, puxe-as para o lado da frigideira, para que não queimem, aumente o fogo e adicione o frango. O segredo para pedacinhos suculentos é a temperatura bem alta, para fritar o frango ao invés de cozinhá-lo. Deixe fritar por uns 5 minutos, depois vire e deixe mais alguns. E se prepare, porque o melhor está por vir.
Numa mini-frigideira ou panela pequena, aqueça uma dose de Cointreau até que comece a borbulhar. Com cuidado, retire do fogo, acenda um fósforo e chegue a chama perto da bebida, e bum! Ela pega fogo. Rapidamente, jogue a bebida flamejante por cima do frango, e aí você vai ver uma das coisas mais bonitas que tem: a chama vermelha e bem alta, consumindo o frango. Repita o processo mais duas vezes. Se eu pudesse repetia até acabar com a garrafa, só que Cointreau é meio caro.
Depois da diversão, jogue o caldo de galinha sobre o frango e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois, “pesque” os pedaços de frango e cebola, e coloque na travessa onde vai servir. O caldo que ficou na frigideira deve ser reduzido por uns 3 minutos, e depois a ele se acrescenta o creme de leite fresco e as maçãs que você havia reservado (não se esqueceu delas, né?). Acerte o sal e pimenta-do-reino. Mais alguns poucos minutos até que tudo tome corpo, e pronto! Esse caldo maravilhoso é jogado por cima do frango, com um toque de suco de limão em seguida, e a salsinha bem picadinha vem jogada por cima de tudo para fechar. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.
Ildeny...

Nenhum comentário:

Postar um comentário