Páginas


segunda-feira, 18 de agosto de 2014


Boeuf Bourguignon (carne picada à francesa)


Ingredientes:
150 g de lombo defumado ou bacon 
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes
 
2 cenouras descascadas e fatiadas
 
1 cebola grande, picada

1 garrafa de vinho tinto seco 
Ramos de alecrim e tomilho
 
1 folha de louro
 
1 talo de alho poró
 
1 talo de salsão
 
1 cabeça de alho, inteira
 
500g mini-cebolas (echalotes pequenas)
 
2 potinhos de champignons(pode usar cogumelos de Paris, se você tiver a verba)
2 tabletes de caldo de carne 
1 colher sopa de cebola desidratada ou de tempero de cebola
 
40 g de manteiga
 
Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto
rende 4 porções

Preparo:
A primeira parte se faz no dia anterior. Pique a alcatra, salsão, cebola, cenouras, alho-poró, e coloque numa vasilha. Coloque também a folha de louro, os ramos de alecrim e tomilho inteiros, e a cabeça de alho, cortando somente a parte de baixo, como se desse uma rasteira no alho com a faca. Cubra tudo com o vinho tinto, e deixe marinar por pelo menos 12 horas.
Separe a carne do resto da marinada (eu sei, dá trabalho), e seque-a bem, com papel toalha. Aqueça um pouco de azeite e frite-a por alguns minutos, enquanto o resto da marinada vai para o fogo numa panela grande. Não precisa temperar a carne. Junte a carne de volta à marinada, acrescente 1 litro de água, os cubos de caldo de carne e de cebola e deixe cozinhar por pelo menos 2 horas (é isso mesmo, 2 horas, até a carne começar a desmanchar e o caldo reduzir bastante).
Quando estiver nos últimos minutos desse cozimento, prepare o resto do prato: coloque o bacon em cubos para fritar na panela quente (não precisa por óleo). Quando estiverem bem fritos, acrescente-os à marinada. A seguir, jogue um pouco de manteiga nessa frigideira, e os champignons, fatiados. Quando fritarem, acrescente ao cozido.
Em outra frigideira, aqueça mais manteiga, com uma colher de óleo. Coloque as mini-cebolas descascadas e inteiras. Deixe-as dourar um pouco, e acrescente 100ml de água e 2 colheres de açúcar, que vão dar um tom adocicado sensacional. Quando a água caramelizar, desligue o fogo, e junte as cebolas ao cozido, que já deverá estar no ponto a essa altura do campeonato. Experimente, e ajuste o sal e pimenta do reino a gosto.
Agora é só retirar a casca daquela cabeça de alho, e os ramos inteiros (se tiverem ficado inteiros), para não assustar o pessoal que tem frescura, e servir. Fundamental para acompanhar: arroz branco e purê de batatas.
Ildeny...


Nenhum comentário:

Postar um comentário